Por que o salário mínimo no Brasil é tão injusto?

Este artigo é uma resposta a uma pergunta feita no site Quora. Bom... primeiro tenho que deixar claro que eu fiz uma bela de uma confusão aqui. Eu estava tentando responder a uma resposta e pensando que estava respondendo a pergunta. Então vou postar os prints da resposta da pessoa, para que a minha resposta não fique fora de contexto:

Primeiro Screenshot

Segundo Screenshot


Existe uma resposta lógica muito boa pra isso, mas a maioria das pessoas não a aceita: Não existe almoço grátis. Salário mínimo é uma medida socialista que força o empresário a pagar um salário para o empregado independentemente da produtividade do empregado.

Imagine que você tem uma empresa e precisa contratar um funcionário, e já que você falou do kg do frango, vamos supor que seja uma granja, sabendo-se que você é obrigado pelo estado a pagar o salário do funcionário de qualquer jeito, você não vai querer sair no prejuízo, e então o que você faz?

Você joga a responsabilidade no funcionário que será contratado. Como?

Na hora de publicar a vaga de emprego você fará várias exigências, como experiência de 6 meses, ensino médio completo, carteira A e B (mesmo que não precise), dentre outros. Você irá dificultar de todas as formas o ingresso das pessoas na sua empresa, assim você se certifica que apenas pessoas responsáveis entrem.

Se você não fosse obrigado a pagar um salário mínimo, se você pudesse decidir o quanto pagar e como contratar, e mais, se fosse fácil abrir e manter uma empresa no Brasil, isso resultaria em competição de mercado acirrada, as empresas competiriam até por empregos.

Tal competição. a longo prazo, resultaria em um boom na economia, pois o mercado se auto-regula, assim as pessoas teriam salários justos, pois o salário de um indivíduo seria determinado de acordo com o valor que ele oferece para a empresa.

Quando se tem salário mínimo e outras dezenas de entraves estatais, tem-se miséria em todos os setores, e o preço final dos produtos e serviços sempre será repassado ao consumidor, pois há muito pouca liberdade econômica para se empreender, por isso o Kg do frango está tão caro onde você mora. :)

0 comments: