Por que ninguém consegue competir com o YouTube?

Este artigo é uma resposta ao vídeo do canal Central:
"NOVO concorrente do YouTube CHEGOU?"
https://www.youtube.com/watch?v=YlmOjB7zZFA

O YouTube desbanca as outras plataforma por causa, principalmente, do Google! As pessoas primeiro pesquisam as coisas no Google, e o Google dá preferência aos vídeos do YouTube nos resultados. Vão no Google aí e pesquisem pelo termo "vídeo", só isso, "´video". Logo abaixo da aba de notícias tem uma aba chamada vídeos, vídeos de qual site? Do YouTube. Nos resultados de busca também é mais fácil ver resultados do YouTube.
A jogada da empresa Google é crescer múltiplas plataformas e fazer uma retroalimentar a outra, é por isso que a concorrência vem e vai, por que os caras querem competir só com o YouTube. Agora imagina se o site duckduckgo se une à essa Story Fire e depois começam a criar também outras plataformas úteis, já que o Google tem também a plataforma de documentos, a plataforma do blogspot, a plataforma do Adsense, dentre outras. A concorrência é contra as principais ferramentas do Google, sendo que a base é o site de pesquisa deles.

Observem, o Google foi uma empresa de fundo de quintal que começou como um simples site de buscas, eles não começaram como um site de vídeos. Até me lembro de quando surgiu o Google, tinha concorrentes de peso, como a AOL, o UOL, Yahoo, MSN, Cadê, Alta Vista, dentre outros. Todos eram mecanismos de buscas e todos eram bons, por que será que o Google saiu na frente? Será que foi só por causa do motor de buscas? Quando surgiu o YouTube, a plataforma meio que popularizou muito rápido.

Depois o Google foi criando outras plataformas, em 1999 foi criado o Blogger (Blogger) e que maravilha era poder ter um blog com cara de site (e não com cara de Tumblr), o blogspot foi uma plataforma que já deu muito dinheiro pra muita gente, por que você basicamente só precisava mesmo ter algum conhecimento de HTML pra poder usar uma plataforma com cara de blog profissional (já que tem templates). A grande tacada do Google foi ter investido em várias ferramentas úteis, a maioria gratuita, e com o tempo foram aprimorando essas ferramentas. Também tem o fato de que esse tipo de empresa sempre compra concorrentes, como acontece com o Messenger (MSN) que foi comprado pelo Facebook, esse que também comprou o Instagram, e também comprou o Whatsapp. Todas as plataformas que tem potencial pra desbancarem essas empresas corporativistas sempre são compradas por essas mesmas empresas, mas é claro, ninguém bota a arma na cabeça de ninguém e obriga a venderem as coisas, os caras vendem simplesmente por que... por que querem. Talvez por ganância? Por que o Whatsapp mesmo foi vendido por 19 bilhões de dólares. Vocês sabem o quantos dígitos tem em 19 bilhões de dólares?

Eu acompanho o Google desde 2005, eu era uma daquelas pessoas que viviam preocupadas com as atualizações dos algorítimos (por que dependia do SEO pra ganhar dinheiro), era Google Panda, Google Penguin, Google hummingbird, vejam essa lista de algumas atualizações do algorítimo:

1. Florida (2003) 🌴
2. Panda (2011) 🐼
3. Penguin (2012) 🐧
4. Hummingbird (2013) 🐦
5. HTTPS/SSL Update (2014) 🔒
6. Mobile Friendly Update – Mobilegeddon (2015) 📱
7. Rankbrain (2015) 🧠
8. Fred (2017) fred
9. Medical Update (2018) 🏥
10. EAT (2019) 🍔

O problema da concorrência é querer bater de frente apenas com o YouTube, não usam de estratégia pra analisarem a situação como um todo. É claro que o Google é uma corporação, tem a questão do dinheiro também, mas obviamente que quem está batendo de frente já sabe disso e tem dinheiro o suficiente pra bater de frente, se não... seria tolice. Acredito que plataformas de diversos temas deveriam se unir, criando uma empresa só, e assim poderiam meter medo no Google.

0 comments: